Desejo a todos os Aradenses e amigos um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, cheio de alegrias, paz, amor e muita SAÚDE.
Abraço amigo,
Paulo Batista
domingo, 20 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Duas Gerações bem diferentes
Carlos R. Pereira
Carlos R. Pereira
Duas Gerações bem diferentes
Nelson Batista - O Motar de serviço
Nelson Batista a preparar-se para mais uma corrida
Quando se fala em caracterizar gerações diferentes e de distintos lugares, existem várias teorias e diferentes pontos de vista, mas neste caso, podemos opinar acerca destas duas gerações sem estarmos em desacordo, são marcadas por pertencerem ao mesmo mundo serrano, têm uma identidade própria, os percursos são quase idênticos, a localização é comum e apenas divergem no tempo.
Enquanto a primeira geração é marcada pela necessidade, pela labuta árdua para sobreviver, pelo isolamento, pela precariedade, pelo próprio sacrifício que se vivia nas aldeias serranas, todos estes aspectos do antigamente tornavam as pessoas mais humildes, mais honestas e promotoras da entreajuda. Faço aqui uma pequena homenagem aos Aradenses vivos e os que já morreram, pelas vivências difíceis de outros tempos.
A segunda geração é um pouco diferente, é marcada pelas facilidades, pela abundância, pelo consumismo desmedido, pelos atropelos sociais e económicos, pelo rápido avanço tecnológico e revolução nas comunicações. Por outro lado, esta geração fica também marcada pela melhoria dos acessos e condições básicas essenciais na vida destas Aldeias.
Abraço amigo
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
LEILÕES - FESTEJOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM
Depois de mais um dia de trabalho, acabei de chegar a casa.., comi qualquer coisa… e pensei…hoje nem estou com as lunetas muito cansadas, só conduzi até Góis, porque fui à boleia com o colega Nuno, vou escrever alguma coisa no nosso Blog…..ligo o PC e começo a ver as fotos do arquivo, a primeira que abri, foi a do Jorge Paiva a fazer o Leilão de Aradas. Decidi logo, é esta que vou POSTAR.
O Jorge Paiva a fazer O leilão
O Jorge Paiva a fazer o sorteio das Rifas
Para quem não conhece, o Jorge Paiva está casado com a Florinda de Aradas, é natural de Sobral Valado, Freguesia de Pampilhosa da Serra, embora resida em França com família, tem casa em Aradas. Apesar de estar fora durante quase todo o ano, tem trabalhado muito para a comunidade Aradense, sempre que vem de Férias, quer no Natal ou no mês de Agosto, parte do seu tempo é dedicado às causas Aradenses. Colabora sempre com a comissão de melhoramentos e com a comissão da Capela, ajuda sempre nas festas de Aradas, e os resultados não são os mesmos sem o Jorge a fazer o Leilão.
Obrigado Jorge pela tua dedicação, um abraço.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
NOTICIA DE ULTIMA HORA
Parece-me que a está a ser elaborada uma lista para a comissão de melhoramentos de Aradas.
Quando tiver todos os detalhes, informo os Aradenses.
Abraço
Quando tiver todos os detalhes, informo os Aradenses.
Abraço
Aproveito ainda para deixar uma foto do interior da Casa de Convivio de Aradas
A Tia Maria do Céu e a Sra Maria da Conceição
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
domingo, 15 de novembro de 2009
Silêncio…canta-se o fado..!!
É verdade… eu recordo com muita saudade esses tempos, foram dias e noites a tocar o fado e os dois irmãos a cantar ao desafio ( Carlos e Joaquim), e às vezes, lá entravam também outros Aradenses e amigos.
Este ano reviveu-se um pouco os tempos antigos, foi com muita alegria e felicidade que a desgarrada dos manos foi ouvida.
Foi interessante ver e ouvir o duelo dos MANOS (CARLOS E JOAQUIM), e como era habitual noutros tempos, este ano voltaram a repetir as graças que todos nós conhecemos, e muitas vezes nesses tempos devido ao tom e assunto da desgarrada, eu tive de parar de tocar porque não aguentava a rir, outras, eu parei porque OS MANOS se zangavam, e alguém tinha de acalmar a malta, e outras parei porque a cerveja era muita e tinha de sair…….à pressa, enfim…., matámos um pouco as saudades desses tempos.
São estes agradáveis momentos que ficam em nossas memórias, e quando os recordamos, dá-nos vontade de repetir tudo de novo.
Obrigado, Carlos e Joaquim por nos darem estes momentos de alegria, é indescritível a forma como sempre cantaram e encantaram os Aradenses e amigos.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
sábado, 8 de agosto de 2009
Aradas em Festa - 2009
Relizou-se, no passado fim-de-semana, nos dias 1, 2 e 3, a Festa Anual em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na localidade de Aradas, Freguesia de Unhais-o-Velho. É uma enorme satisfação, verificar, que a Festa continua a ser ao longo de todos estes anos, uma importante forma de união e convívio entre os Aradenses.
No sábado, dia 1 de Agosto, para animar a malta, estiveram os Cavaleiros do Asfalto (também de Aradas) e o amigo Tony Bispo de Dornelas do Zêzere.
No domingo, dia 2 de Agosto, realizou-se a missa pelas 14 horas, com grande afluência dos Aradenses e amigos, seguida de procissão em volta da capela (sentida manifestação religiosa) e leilão de oferendas.
No domingo, a animação, esteve a cargo do organista, Sérgio Gonçalves do Souto do Brejo.
Um dos pontos altos dos festejos, foi sem duvida, o Jantar convívio de segunda-feira, que contou com a presença de toda a povoação, é bom ver que a tradição ainda é o que ERA,(até se ouviu um fadinho à moda antiga). Estiveram presentes, o Sr. Presidente da Câmara , o Sr. Vice Presidente, A Sra. Vereadora e também o Sr. Presidente da Junta de Unhais e secretário que é Aradense de gema, José Marcelino.
Quero também expressar, o meu agradecimento aos mordomos, (Ao pequeno grande Nelson, ao seu irmão Paulo e esposa, Almerinda, e por fim à sua Mãe Maria Odete) que muito se esforçaram e trabalharam para que fosse possível a realização deste evento.
Também uma palavra de apreço e agradecimento, à Ti Leontina, à Lurdes, à Paula Vaz, pela ajuda que deram no Jantar convívio de Segunda-Feira, e a todos os Aradenses e Amigos, que colaboraram com as suas DÁDIVAS.
É reconfortante a convivência, é reconfortante a alegria, é reconfortante sentir o carinho dos amigos e da família, é reconfortante o descanso perto da família, depois de um ano fora, é reconfortante relembrar e ouvir novamente o chilrear dos pássaros, é tudo isto e muito mais, que nos leva à nossa terra para passar umas Férias, merecidas e sossegadas.
Aqui deixo mais algumas fotos para comentarem, e brevemente irei deixar mais um Slide de Fotos da Festa.
Cumprimentos e um forte Abraço amigo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)