terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aradas





"É no Alto do Concelho que se encontra uma das mais belas aldeias serranas jamais vistas naquela região. Como é belo ver no meio, aquela ribeira cristalina rodeada de campos de cultivo, tendo sido construídas à volta destes, as habitações.
É no bairro de Santa Bárbara, Bento Batista e Barroca que se encontram os principais marcos históricos desta aldeia, as primeiras casas de pedra que deram origem à aldeia. Em seguida, foram surgindo outras mais, todas estas em volta do bem mais valioso da altura, os terrenos de cultivo...
Quando cultivados, podemos assistir a uma deslumbrante paisagem verdejante e cheia de vida.
Porém, as famílias foram crescendo e necessitavam de obter mais recursos económicos para o seu bem estar, como na zona não existiam muitas oportunidades de emprego, a opção encontrada foi emigrar.

Nos bons velhos tempos, quando em Aradas ainda existia muita juventude, foram criadas várias actividades de ocupação de tempos livres. A principal era o rancho Folclórico, cujo apogeu foi atingido em 1968 com a inauguração das pontes que dão acesso à aldeia.
O Rancho Folclórico iniciava a sua actuação com a cantiga "Terras do Concelho", cujo primeiro verso transcrevemos

"Aradas Alto da Serra

Cercada de Pinheirais

Malhada do Rei é bondosa

Linda freguesia é Unhais"

Nos seguintes versos eram cantadas todas as outras aldeias do nosso Concelho.
Outras actividades daquela época surgiam na época natalícia, como cantar as janeiras, seguindo-se o tradicional bailarico à volta da fogueira; pelo carnaval, adultos e crianças mascaravam-se e desfilavam pela aldeia terminando uma vez mais em grande festa. Todos os estes bailes eram realizados num local designado por "Terreiro", utilizado para namoriscar sendo aí também feita a festa anual, embora hoje a festa seja efectuada no recinto da Capela.

Roteiro Turístico

Se não conhece as Aradas e tiver curiosidade em visitar, aqui fica um roteiro a seguir: Ao entrar na ponte, siga em frente, irá ter ao Bairro de Santa Bárbara, aí poderá visitar um chafariz antigo e umas casas de pedra antiga. Depois sobe e encontrará a Capela. No regresso, vire à direita até chegar aos moinhos. Aí, volte à esquerda até encontrar o Restaurante "O Tio Bento" aí poderá saborear os mais deliciosos pratos tradicionais da região. Durante o passeio será também surpreendido por umas pequenas capelas dispersas pelos bairros.
E para terminar a visita, aproveite e dê um mergulho na praia fluvial da aldeia, isto, se for na época do verão!
Eis, a sugestão para um dia diferente, bem passado e que jamais esquecerá."
Texto Retirado de um Blog Vizinho - Malhada do Rei

Este texto está no Site da Malhada do Rei, na divisão que diz freguesias, bem como algumas fotos antigas de Aradas, a foto da Praia Fluvial e a Foto do 1º Rancho de Aradas.
Na próxima postagem vou divulgar a letra da famosa cantiga do Rancho – Letra da Lurdes e Carlos Rodrigues.

DEIXO AQUI UM APELO AOS ARADENSES QUE CANTARAM E TOCARAM ESTAS MUSICAS, PARA QUE NÃO DEIXEM MORRER ESTAS TRADIÇÕES E POSSAMOS TODOS JUNTOS REEDITAR E RELEMBRAR OS TEMPOS ANTIGOS.
Abraço Amigo...