sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Duas Gerações bem diferentes


Carlos R. Pereira

Carlos R. Pereira

Duas Gerações bem diferentes


Nelson Batista - O Motar de serviço

Nelson Batista a preparar-se para mais uma corrida


Quando se fala em caracterizar gerações diferentes e de distintos lugares, existem várias teorias e diferentes pontos de vista, mas neste caso, podemos opinar acerca destas duas gerações sem estarmos em desacordo, são marcadas por pertencerem ao mesmo mundo serrano, têm uma identidade própria, os percursos são quase idênticos, a localização é comum e apenas divergem no tempo.



Enquanto a primeira geração é marcada pela necessidade, pela labuta árdua para sobreviver, pelo isolamento, pela precariedade, pelo próprio sacrifício que se vivia nas aldeias serranas, todos estes aspectos do antigamente tornavam as pessoas mais humildes, mais honestas e promotoras da entreajuda. Faço aqui uma pequena homenagem aos Aradenses vivos e os que já morreram, pelas vivências difíceis de outros tempos.



A segunda geração é um pouco diferente, é marcada pelas facilidades, pela abundância, pelo consumismo desmedido, pelos atropelos sociais e económicos, pelo rápido avanço tecnológico e revolução nas comunicações. Por outro lado, esta geração fica também marcada pela melhoria dos acessos e condições básicas essenciais na vida destas Aldeias.


Abraço amigo